OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


domingo, 20 de maio de 2012

TRÊS ISRAELITAS DETIDOS POR ORAR NO MONTE DO TEMPLO



Três soldados israelitas foram hoje detidos por fazerem orações no Monte do Templo, em Jerusalém, que eles e outros estavam visitando junto com vários membros do Knesset (parlamento) em comemoração ao Dia de Jerusalém.
O Dia de Jerusalém assinala a reunificação da Cidade em 1967 sob a governação judaica. Um dos aspectos mais significativos e importantes da reunificação é que o Monte do Templo voltou às mãos dos judeus pela primeira vez desde que os romanos arrasaram o local sagrado no ano 70 d.C.
Com os comandantes israelitas declarando "o Monte do Templo está nas nossas mãos", os judeus de todo o mundo acreditaram que poderiam novamente adorar no local mais sagrado do seu povo. Mas o "politicamente correcto" e o medo do islamismo fizeram desmoronar estas esperanças, e Israel - ainda que reluntantemente - colocou uma proibição a todas as orações de judeus e cristãos feitas no cimo do Monte do Templo, actualmente ocupado pelos muçulmanos.

Todos os anos pequenos grupos de judeus e cristãos desafiam o status quo ao tentarem orar no Monte do Templo. E foi isso que mais uma vez aconteceu hoje, quando um grupo de israelitas da direita visitaram o local juntamente com os membros do Knesset Michael Ben Ari e Uri Ariel, do partido da União Nacional. A certa altura da visita, Ben Ari juntou-se a três outros visitantes judeus na recitação em voz alta de uma oração judaica.
Isso foi o suficiente para que representantes islâmicos (que vigiam de perto os visitantes judeus e cristãos) se irassem e para que a policia israelita se apresentasse e exigisse que os judeus parassem com as orações. Quando os visitantes judeus recusaram parar as orações, três deles acabaram detidos (Ben Ari escapou à detenção devido à sua imunidade parlamentar).

O deputado Ariel publicou mais tarde uma declaração insistindo que o Monte do Templo "está sob soberania israelita e portanto o governo israelita tem de permitir a cada judeu de poder cumprir os seus direitos e poder subir e orar no Monte do Templo."
Qualquer dia, mais tarde ou mais cedo, esse direito vai-se concretizar, pois que o espaço pertence por direito histórico ao povo de Israel, tendo sido comprado pelo próprio rei David há 3 mil anos atrás.
Shalom, Israel!

Nenhum comentário: