OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Igreja da Bélgica divulga depoimentos de vítimas de pedofilia

A Igreja Católica da Bélgica, abalada por escândalos de pedofilia, divulgou nesta sexta-feira depoimentos inéditos de mais de 100 vítimas, em um relatório que conclui que nenhuma congregação religiosa fica de fora.


Um total de 475 queixas foram recebidas por uma comissão interna criada em janeiro pela igreja belga para elaborar o relatório, em um esforço de transparência para dar a oportunidade às vítimas de denunciar seu sofrimento, em muitos casos após décadas de silêncio.


A maioria dos casos faz referência a abusos cometidos entre os anos 1950 e 1980 por religiosos, mas também por professores de religião e monitores de colônias juvenis.


O documento, que contém os testemunhos anônimos de 124 “sobreviventes” –termo utilizado pela própria comissão–, destaca que os abusos sexuais da maioria das vítimas aconteceu aos 12 anos, mas também existem casos de crianças vitimadas dos dois aos sete anos.


A descrição das vítimas sobre os autores dos abusos geralmente é imprecisa, já que passaram muitos anos desde os crimes, mas depois das verificações pertinentes a comissão determinou que 102 eram membros de uma congregação religiosa.


“É possível afirmar que nenhuma congregação fica à margem dos abusos sexuais de menores por parte de um ou vários de seus membros”, destaca o relatório.


A comissão recebeu muitos depoimentos, a princípio prescritos do ponto de vista penal, após a renúncia forçada, em 23 de abril, do arcebispo de Bruges, Roger Vangheluwe, que reconheceu ter abusado sexualmente de um sobrinho entre 1973 e 1986.


Dois terços dos denunciantes são homens.






DA FRANCE PRESSE, EM BRUXELAS

Nenhum comentário: