OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Igreja será construída no local dos atentados de 11 de setembro

Doze anos após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, a Igreja Ortodoxa Grega St. Nicholas irá reedificar seu templo. Embora pouco divulgado na época, o antigo prédio que hospedava a igreja também caiu em consequência do atentado.

“Queremos que as pessoas sintam que esta é a sua casa”, disse o pastor Mark Arey, porta-voz da Igreja Ortodoxa Grega da América. ”Lembro do que Jesus disse: ‘A minha casa será casa de oração para todos os povos’. Embora sejamos uma igreja ortodoxa grega, estamos abertos a todas as pessoas, de todas as fés, oferecendo um lugar de consolo”.

Santiago Calatrava, o arquiteto espanhol, que projetou o novo terminal de transportes do World Trade Center, é o responsável pelo projeto do templo. Haverá um ‘centro de luto’ não denominacional, que servirá de memorial e também para descanso e meditação.

O templo original era um edifício pequeno, no estilo clássico. O novos prédio, contudo, será um edifício com grandes abóbodas que lembra, as grandes catedrais da Igreja Ortodoxa na Europa.

O espaço ao redor do chamado “ponto zero” foi total ou parcialmente destruído. Desde que ruiu, os líderes da igreja tentam levantar fundos para a reconstrução e obter autorização da Autoridade Portuária, responsável pela região ao sul da ilha, para adquirir o terreno ao lado.

O novo edifício só ficará pronto no início de 2016 e vai custar US$ 20 milhões. Terá 380 metros quadrados, quase quatro vezes mais que os 130 metros quadrados da igreja original.

Durante anos ocorreu uma batalha judicial entre o governo e um grupo islâmico que queria erguer uma grande mesquita ao lado do Ponto Zero. Como Manhattan é uma ilha, a obtenção de novos terrenos para prédios religiosos é quase uma impossibilidade. A igreja ortodoxa só conseguiu autorização, pois trata-se de uma reconstrução. O outro prédio religioso do entorno, uma igreja episcopal, apenas passou por reformas.

“Como cristãos, acreditamos na ressurreição, e se pudéssemos levantar dos mortos as pessoas que perderam suas vidas naquele dia, gostaríamos de fazê-lo”, disse Arey. ”Mas nossa igreja foi o único lugar de culto destruído em 11/9, que pode ser reerguido… Podemos levantar a St. Nicholas do pó, e é isso que vamos fazer”. Com informações Charisma News.

Nenhum comentário: