OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Bispo Roberto Torrecilhas fala sobre o crescimento do número de evangélicos sem igreja


Roberto Torrecilhas fala sobre o crescimento do número de evangélicos sem igrejaSegundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, o número de evangélicos que não mantêm vínculo denominacional eram 4% dos evangélicos em 2003 e 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas. Que em 2011 pode chegar a 20% dos evangélicos.
As tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos se confirma em 2011 com o alto índice dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 7,1%. Embora a categoria seja em geral identificada como ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou sua própria igreja.
Os últimos dados divulgados indicam que há no Brasil cerca de 40 milhões de evangélicos, o que representa quase 25% da população brasileira. Porém cresce também o número de pessoas que se classificam como evangélicos sem vínculo denominacional.
Procurando entender melhor este fenômeno, Michael Caceres, repórter especial do portal, procurou o bispo Roberto Torrecilhas, do blog Gritos de Alerta. Leia a entrevista com Roberto: 
Michael Caceres – Existe uma nova linha teológica pregando que pra ser cristão não é necessário ir à igreja. Qual base usada para este pensamento teológico?
Roberto Torrecilhas – Essa linha teológica é uma grande mentira, pois nenhum galho de uma arvore sobrevive se não estiver ligado nela. Ai eles vão dizer que Jesus é a arvore, eu digo, Jesus é o cabeça, o tronco do corpo somos nós (igreja).
É impossível um membro de uma igreja ter uma vida sadia, saudável, se não estiver em comunhão com o corpo (igreja), isso é coisa de quem não quer compromisso.
Arranque um dedo, e depois de três dias já estará apodrecido. Corte um galho de uma arvore, e logo estará seco, servindo apenas para ser queimado.
Jesus fala de galhos sendo arrancados e jogados fora, queimados. Impossível ser membro do corpo de Cristo se não estiver ligado a ele.
Michael Caceres – A que se deve o crescimento no número de evangélicos que não querem mais frequentar a igreja com base neste pensamento?
Roberto Torrecilhas – Falta de compromisso com Deus, falta de compromisso com o ministério e seus objetivos. Também por causa dos escândalos, em que levam as pessoas a desacreditarem nessas organizações.
As pessoas buscam na igreja uma ilha em meio às tempestades no meio do mar. E quando encontram se deparam com problemas piores do que no mundo.
Certa vez, estava evangelizando um presidiário, e quando contei para ele o que ocorria dentro das igrejas ele quase pirou. Pois achava que certas coisas somente aconteciam no mundo, fora dos templos e igrejas. Lideres mal intencionados são os grandes culpados.
Michael Caceres – Este crescimento pode ter um resultado negativo para a igreja?
Roberto Torrecilhas – Entraremos na época das igrejas de membros decepados. Onde veremos não um corpo, e sim membros perambulado por ai, sozinhos. Dizendo assim: Paz do Senhor senhora perna, ou paz do Senhor pescocinho de Deus.
Também, depende do ponto de vista de cada um, pois não posso considerar uma pessoa que me fala que é evangélica, mas vive distante da igreja. O ponto negativo, é que o diabo vai entrar nesse meio como já tem entrado, e vai criar um novo tipo de igreja. A igreja dos membros conservados em formol, e nesse caso o papel do formol é a mentira, pois nenhum membro de nosso corpo se conserva se desligado dele.
Michael Caceres – O que poderia ser mudado para evitar que mais cristãos sigam a mesma linha teológica?
Roberto Torrecilhas – Ter líderes que amem de verdade as vidas e olhem para elas como seres humanos dependentes de carinho, afeto, amor e verdade. E não apenas como dizimistas e ofertantes. Parar de fazer das igrejas, como se fossem pastagem de engordar gados. Onde quanto mais gado gordo, mais lucro no final do mês.
Michael Caceres – O senhor acredita que a divisão da igreja, principalmente em um cunho denominacional, pode ser uma das principais razões para o crescimento no número de evangélicos sem igreja?
Roberto Torrecilhas – Bem sei que DEUS não tem paredes, nem placas e nem limites. Mas com tantos nomes de igrejas, que na verdade são verdadeiros escândalos, vão levar pessoas a se distanciarem sim.
Fiz uma pesquisa no Google de nomes engraçados de igrejas a qual eu fiquei estarrecido. Vai ter talento assim lá longe. Se perdurar essas mentiras e escândalos, vai crescer sim.
Michael Caceres – O que os líderes de igreja podem fazer para evitar que seus membros sigam este tipo de ensinamento doutrinário?
Roberto Torrecilhas – Amar, Ser Verdadeiro, pregar a verdade acima de tudo. Mas infelizmente muitos não o fazem. Hoje em dia, a igreja que tem crescido de uma forma catastrófica é a igreja na internet, onde a pessoa fica em casa. Não precisa ir à igreja. Distante de tudo e de todos, buscam a ter uma vida com Deus. Dizem fazer parte da igreja do Senhor, mas não o são, são apenas membros distantes do corpo.
Michael Caceres – Qual a importância de se congregar?
Roberto Torrecilhas – Você é chamado para participar, não somente crer. Embora seu relacionamento com Cristo seja pessoal, Deus nunca quis que fosse particular. Não existe “cristão autônomo”. Seguir a Cristo inclui integrar, não apenas acreditar, mas participar do corpo, pois somos membros do corpo de Cristo – a igreja. Para o Apóstolo Paulo, ser “membro” da igreja significava ser um órgão vital de um corpo vivo, parte indispensável e interconectada. Eu não posso ser um braço fora do corpo, o mesmo vai apodrecer, membros amputados são conservados dentro de um pote com formol (Romanos 12.4,5 e 1 Coríntios 12.12-27).
Michael Caceres – Como um cristão que esteja enfrentando uma determinada situação em sua igreja pode resolver o problema sem deixar de frequentá-la?
Roberto Torrecilhas – Primeiro, saber quem foi o responsável pela situação em questão. Se for ele, que procure se corrigir. Mas sempre o homem vai procurar colocar a culpa em outros, em questões que ele mesmo é culpado. Adão falou: Deus, a mulher que o senhor me deu por companheira é a culpada disso tudo estar acontecendo. Devemos aprender a assumir nossas responsabilidades, tomarmos posição madura. Todas as igrejas tem as suas dificuldades, e você pode trocar de igreja 50 vezes, e sempre vai encontrar situações difíceis. Digo que, a começar em mim, olhar para mim, me corrigir, tirar a trave de meus olhos para depois tentar tirar um cisco dos olhos de meu irmão.

FONTE . www.overbo.com.br

Nenhum comentário: