OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Huíla -Instituto de Teologia pretende criar novos cursos

Lubango - O Instituto Superior de Teologia do Lubango vai incorporar no seu programa curricular, nos próximos anos, os cursos de Contabilidade e Gestão Empresarial, Engenharia Informática, Enfermagem e Psicologia, informou hoje, terça-feira, na província da Huíla, o seu director geral, Avelino Rafael.

Em declarações à Angop, a propósito da preparação dos exames para ingresso na instituição, o interlocutor disse tratar-se de uma acção a acontecer em parceria com outras instituições, mas dependente de formalidades em curso junto da Secretaria de Estado para o Ensino Superior, do parecer do governo da província e de outros elementos.
De acordo com o responsável, o parceiro em questão não poderá dar início à sua actividade sem antes cumprir as formalidades necessárias para se evitar ilegalidades, pois a instituição vem há alguns anos reflectindo num melhor aproveitamento das suas estruturas, com a abertura de outros cursos.

“O Istel vai abrir portas a outros cursos profissionais, para permitir que mais estudantes tenham acesso ao ensino superior e contribuir na formação de quadros ao nível superior", referiu.

O facto do Istel estar vocacionado ao serviço pastoral inibe maior parte da juventude em aderi-lo, por isso não se espera turmas com mais de 20 alunos/ano. A escola tem capacidade de absorver 360 estudantes em três turnos.
No entanto, acrescentou, os jovens, principalmente os cristãos, devem reflectir sobre as profundas necessidades espirituais da sociedade, ansiedades, índice de delinquência e de violência, por forma a melhor se conjugar esforços teólogos, psicólogos, sociólogos e antropólogos para fazer face a estes desafios.
O director geral disse entrarem em média 10 estudantes por ano no curso Superior de Teologia, devido ao fraco conhecimento do Istel, como prova a busca de conhecimento teológico no exterior por alguns angolanos, numa instituição onde se trabalha em teologia bíblica, prática e sistemática, consideradas cadeiras afins.

De igual modo, ministram-se as cadeiras de psicologia, didáctica, sociologia, missão integral, VIH/Sida e filosofia, a conciliar no futuro aos de Engenharia Informática, Medicina, Enfermagem, Relações Internacionais, Fisioterapia, Gestão e Contabilidade Empresarial e Psicologia, de modo a poderem servir a população angolana e não  . Numa instituição onde já foram formados 300 pessoas no grau de bacharel e licenciatura, desde a sua fundação em 1981, pela aliança de evangélicos de Angola, com a visão de formar líderes religiosos angolanos a nível superior, em termos de volume de conhecimentos e de pesquisa para perceberam os problemas sociais da população.

Nenhum comentário: