OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


segunda-feira, 5 de março de 2012

Grã-Bretanha deixará de ser país cristão em 2030, afirma estudo

Estudo do Escritório Nacional de Estatísticas revelou que, em média, 500.000 pessoas por ano abandonam o cristianismo e 750.000 se tornam ateus na Grã-Bretanha.

A Grã-Bretanha deixará de ser um país cristão daqui a 20 anos, de acordo com um estudo do Escritório Nacional de Estatísticas, que fez a projeção com base em 50.000 entrevistas do serviço do governo de colocação de trabalhadores.

O estudo constatou que em seis anos, desde 2004, o cristianismo perdeu anualmente a média de 500.000 fiéis, com o declínio de 7,6%. No mesmo período, houve o aumento anual de 750.000 ateus e agnósticos.

Se não fosse a imigração, a queda de fiéis do cristianismo seria mais acentuada.

A imigração explica também, em parte, o aumento no número de muçulmanos (36,7%), de hindus (43%) e de budistas (75%). Em números absolutos, contudo, os fiéis dessas religiões continuam representando minorias.

Outros estudos confirmam o avanço da secularização na Grã-Bretanha, como o da British Social Attitudes, que indica que metade dos britânicos já não tem religião. Mas a pesquisa do Escritório Nacional de Estatísticas apresenta menor margem de erro em decorrência de ter com base maior massa de informação.

Para o Daily Mail, o decréscimo dos cristãos tem levado seus líderes (sacerdotes e laicos) a reclamar cada vez mais de perseguição e da restrição no uso do espaço público.

Um dos exemplos citados pelo jornal foi um protesto recente de cristãos contra a remoção por um crematório de uma janela de vidro com o desenho de uma cruz.

O crematório explicou que a janela foi trocada por outra para tornar o ambiente adequado às demais religiões.

Nenhum comentário: