OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Luis Palau Participa do 100º Aniversário da Igreja Protestante no Vietnã

O evangelista Luis Palau retornará ao Vietnã na Primavera deste ano cerca de um ano depois de participar de uma reunião histórica com mais de 500 pastores do Vietnã.
A visita agendada de Palau coincidirá com o 100º aniversário da Igreja protestante no Vietnã. O encontro marca o aniversário da Igreja protestante será o primeiro desde que o governo comunista do país tomou o controle em 1975.
O evangelista mundialmente famoso fará uma aparição na capital do Vietnã, Hanói e Ho Chi Minh City (antiga Saigon), em abril. Em junho, Palau visitará Hanói e Danang para participar nos eventos e cultos de celebração.
Os líderes locais estimam que o público nos eventos vá chegar a centenas de milhares.
No ano passado, Palau disse aos pastores vietnamitas para respeitarem os líderes do governo e orarem por eles, de acordo com Christian Broadcasting Network. Ele também encorajou os pastores a fazer planos maiores e fazer grandes orações.
Apesar de comunista, o Vietnã parece ter melhorado o seu recorde de liberdade religiosa em sua oferta para se juntar à Organização Mundial do Comércio (OMC), que obriga o país a retirar-se da lista americana de "país de preocupação particular."
Em novembro de 2006, os Estados Unidos levantou a designação CPC e o Vietnã tornou-se membro da OMC em janeiro de 2007.
Em dezembro de 2010, cerca de 40.000 pessoas participaram de um culto de adoração público ao ar livre com a autorização do governo. Na ocasião, as Igrejas até realizaram eventos evangelísticos ao ar livre.
Mas o Vietnã continua a enfrentar críticas por parte de vigilantes da liberdade religiosa.
A Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional, uma comissão bipartidária do governo federal que monitora a liberdade religiosa no mundo, tem recomendado repetidamente que o Vietnã seja colocado de volta na lista dos países se preocupação particular.
O Vietnã, apontado por, continuamente aprisionar a liberdade de religiosos proeminentes e ativistas de direitos humanos que criticam as autoridades pela elaboração de leis que sejam incompatíveis com o acordo existente da Constituição atual e dos direitos humanos da nação.
O Relatório de Direitos Humanos de 2009, publicado em março, afirma que o registro de direitos humanos do Vietnã continua a ser problemático, apesar das promessas que o governo fez à comunidade internacional.
"O governo aumentou a sua supressão da dissidência, prendendo e condenando vários ativistas políticos," diz o relatório. "O governo utilizou ou tolerou o uso da força para resolver disputas com uma ordem budista em Lam Dong e grupos católicos com as reivindicações de propriedade não resolvidas. Os trabalhadores não tinham a liberdade de organizar sindicatos independentes e ativistas sindicais independentes enfrentaram prisão e perseguição."
Apesar da reputação do Vietnã, Palau continua mostrando otimismo para seu próximo retorno.
"Estes eventos representam um enorme avanço no seio da nação, mostrando a boa vontade que tinha sido construída entre a liderança do governo e da comunidade da Igreja," a Associação Luis Palau comentou em um comunicado à imprensa. "Também representa a primeira vez em que todas as denominações se reuniram em unidade e parceria."
Desde 1999, os festivais evangelísticos Luis Palau têm atraído mais de 8,8 milhões de pessoas, de acordo com a Associação Luis Palau. O evangelista, que nasceu na Argentina e agora mora na região de Portland Oregon, afirma ter compartilhado o evangelho com mais de um bilhão de pessoas através do rádio, televisão, Internet, livros e artigos.

Nenhum comentário: