OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ordem admite que padre Maciel abusou de seminaristas

 

Alvaro-CorcueraEm sucinto comunicado com a data de ontem, a direção da ordem Legionários de Cristo admitiu que o padre Marcial Maciel Degollado (1920-2008) abusou sexualmente de seminaristas. E pediu perdão  àqueles “que tenham sido afetados, feridos ou escandalizados com as ações reprováveis do nosso fundador”.

A ordem foi criada no México. Hoje, está em 18 países, incluindo o Brasil. Tem 800 sacerdotes e 2.600 seminaristas.

O documento reconheceu outros fatos que têm sido divulgados pela imprensa desde o começo do ano passado: que Maciel teve uma filha em um longo relacionamento com uma mulher.

Disse que posteriormente  “apareceram outras duas pessoas, irmãos entre si, que afirmam ser filhos dele, fruto de relação com outra mulher”.

O comunicado assinado pelo diretor-geral padre Álvaro Corcuera (foto), entre outros integrantes da direção, ressume a lista enorme de  delitos de Maciel com a expressão de que há “outras condutas graves”.
 

Uma dessas condutas seria o fato de o próprio Corcuera, quando seminarista, ter sofrido abuso do fundador. Depois, os dois teriam se tornando amantes. Quando foi afastado da ordem pelo Vaticano já idoso e doente, Maciel nomeou seu fiel seguidor Corcuera como sucessor.

Talvez em toda história recente da Igreja Católica não tenha havido um padre tão devasso quanto Maciel. Além de ter violentado seminaristas, teria molestado dois de seus próprios filhos e, para tanto, ele os drogava, de acordo com denúncias.

Maciel era viciado em cocaína. Ele promovia orgias com mulheres e homens – ele era ativo e passivo. Teve várias amantes. Deu golpe em viúvas ricas, que doaram fortunas à ordem. Tanto que o apelido da ordem é Bilionários de Cristo – e não se trata de um exagero. 

A ordem encontra-se sob intervenção branca do Vaticano, que até o final do ano anunciará medidas para tentar salvá-la do descrédito.

Neste momento em que o próprio papa Bento 16 é acusado por vítimas de ter acobertado padres pedófilos, o Vaticano deverá ser duro com a Legionários de Cristo para tentar recuperar a sua própria credibilidade.

Fala-se em destituição de toda a direção da Legionários, que seria refundada, com a mudança, inclusive, de nome.

Neste contexto, o pedido tardio de perdão de Corcuera mais parece uma tentativa de se manter agarrado ao poder da ordem.

FILHO DO PADREatualização às 22h

Raúl González Lara, um dos filhos de  Maciel, disse  que o pedido de desculpas da direção da Legionários de Cristo pelos abusos sexuais cometidos por seu pai “não é suficiente”.

"Como seria fácil cometer um crime, matar uma pessoa e aproximar-se da família e dizer: vou rezar por vocês e nos vemos por aí", ironizou, conforme noticiou a Ansa.

Falou que o pedido de perdão deveria vir acompanhado do "ressarcimento dos danos".

Os filhos mexicanos do padre exigem indenização de US$ 26 milhões, equivalente a R$ 47 milhões.

Nenhum comentário: