OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

As mentiras de sempre...

“Toda decepção com o sistema representativo está na ilusão de que um governo e uma legislação surgidos de uma eleição popular deve e pode representar a verdadeira vontade do povo”. A Ilusão do Sufrágio Universal, Mikhail Bakunin

Chega a ser urticante e asqueroso ler e assistir, diariamente, o cinismo deslavado e as mentiras sem fim contadas pelo governo e ex-integrantes, bem como pela oposição. O teatrinho armado, onde oposicionistas tentam se projetar no papel de bons moços e o governo no papel de mulher traída, vítima inocente de um “complô”, um “golpe das elites”, que hoje ele mesmo integra na prática, é repugnante e nojento. Enfatizo aqui: governo e oposição.

A cruzada pró-oposição da mídia visando o desgaste da imagem de um governo democraticamente eleito a fim de preservar o status dos “donos do Brasil” (designação perfeita que nos foi dada pelo nosso caríssimo Lula Miranda) existe sim. Assim como, indubitavelmente, existe um mecanismo corrupto trabalhando a pleno vapor na máquina estatal há anos e que, por acaso e de bom grado, hoje está sob as rédeas daqueles que o condenavam. Essa instituição criminosa velada, paralela ao Poder, apenas muda de mãos a cada mudança de governo e é usada por este para sua própria manutenção ou pela oposição, como objeto de barganha e instrumento de açoite quando seus interesses não são satisfeitos. De quebra, um monte de gente aproveita para engordar seu patrimônio pessoal. O que é, absolutamente, lamentável.

Sendo assim, a oposição é cínica ao criticar o comportamento que sempre adotou a fim de retomar o controle do país e, mais uma vez, esquecer das críticas feitas anteriormente. E o governo que, por mais que tente se desvencilhar traz sua imagem atrelada ao partido, é cínico ao espernear e negar determinadas acusações num primeiro momento para, à medida que surgem os fatos, fazer uma mea-culpa, um “eu não sabia”, seguida uma degola paulatina e um sacrifício de “vítimas” à opinião pública. Ou seja, vale a tática do negar até as últimas conseqüências. Se algo for descoberto põe-se a culpa em alguém, se não fica por isso mesmo e tudo bem. A questão agora é saber até onde irá essa degola.

Mas, não tenho a menor intenção aqui de tomar esse ou aquele partido, tampouco generalizar, cair no lugar comum dos discursos panfletários. Aliás, essas linhas são absolutamente despretensiosas. São apenas as impressões de um cidadão comum. Só mais um brasileiro atordoado – embora não decepcionado, por estar acostumado às mentiras eleitorais de sempre – por ver que todos os caminhos, da esquerda ou da direita, conduzem a mesma vala que separa os miseráveis dos abastados; um trabalhador que assiste a cada dia a sociedade se deteriorar enquanto o governo exibe números positivos, porém, inócuos no cotidiano do povo, que continua, como sempre, apenas tentando sobreviver por conta própria num Estado que não dá a mínima para os seus cidadãos. Num Estado onde quem desejar alimentação, saúde, educação e segurança – requisitos básicos à sobrevivência – precisa pagar caro para tê-los.

Mas, as eleições vêm aí. É claro que não vai adiantar muita coisa. Apenas iremos deixar o Estado nas mãos do governo ou devolvê-lo à oposição. De qualquer forma, a população continuará entregue às traças, daqui a dois anos os noticiários serão os mesmos e o país estará com a mesma cara.

Nenhum comentário: