Muitos já sabem que irritabilidade, inchaço e dor de cabeça são alguns dos sintomas presentes na mulher antes da menstruação, mas que podem ser amenizados ou extintos com medicamentos, exercícios e dietas. Mas foi uma recente pesquisa que revelou que oito em cada dez mulheres sofre com a Tensão Pré-Menstrual (TPM), e 30% delas chegam a ter a vida pessoal prejudicada por causa dos sintomas.
Todos os meses, de dez a quinze dias, existe a fase pré-menstrual, época em que o organismo da mulher elimina os óvulos não fecundados e os hormônios ficam a todo vapor. E em muitas mulheres, a consequência disso é a alteração de humor que incomoda tanto a elas quanto às pessoas próximas.
Segundo os especialistas, a TPM pode ocorrer logo na primeira menstruação, apesar de não ser tão comum. Mas com o passar do tempo, a mulher passa a reconhecer os sintomas. A ginecologista Maristela Vargas Peixoto explica que há um aumento de produção dos hormônios femininos e, por isso, existem alterações no organismo. “É quando aparecem alguns sintomas, como retenção hídrica, cefaleia, inchaços nas pernas e TPM”.
Os sintomas podem aparecer ao mesmo tempo e variam de mulher para mulher assim como a intensidade. A ginecologista explica que um dos melhores tratamentos para amenizar a TPM é praticar exercícios físicos e que o uso de medicamentos, como anticoncepcional e antidepressivos, também podem ajudar a diminuir o mal estar.

Fonte: G1