OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Faltam remédios em oito postos de saúde, diz vereadora

A vereadora Márcia Lia (PT) disse nesta quinta-feira (15) que faltam medicamentos em oito das 23 unidades de saúde de Araraquara. Ela é responsável por uma representação que denunciou o problema ao Ministério Público (MP). A prefeitura informou que o abastecimento foi regularizado na terça (13).
No dia 22 de novembro, a parlamentar informou ao MP que, segundo uma investigação própria, 17 medicamentos que deveriam ser fornecidos gratuitamente à população não estavam disponíveis nos postos do município. A denúncia, porém, não resultou em abertura de procedimento investigatório até o momento.
Márcia disse que voltou a apurar o problema na quarta-feira (14) e confirmou que em oito estabelecimentos públicos de saúde a situação persiste.
A vereadora afirmou que procurará o MP para cobrar uma posição quanto à denúncia. “Vou ao Fórum na segunda-feira (19) para saber qual providência será tomada”.
Os remédios em falta, segundo nota da assessoria de imprensa da Câmara, são: Sustrate, Captopril, Cinarizina, Slow K, Estriol, Isordil, Atenolol, Sulfato Ferroso, Sinvastatina, Omeprazol, Hidroclorotiazida, Metformina, Miconasol, Atensina, Aldactone, Dipirona e Propanolol.
Os medicamentos são destinados ao tratamento de doenças cardíacas, febres, úlceras, anemias, distúrbios hormonais, alergias, rinites e diabetes, entre outras.
Prefeitura
A Prefeitura de Araraquara afirmou, segundo nota publicada nesta quinta-feira (15) pelo jornal Tribuna Impressa, que “os medicamentos da lista levantada pela vereadora Márcia Lia foram entregues em 13 de dezembro”.
A administração também comunicou que funcionários percorrerão nesta sexta-feira (16) as unidades de saúde para averiguar possíveis deficiências no abastecimento.
Reportagem
A reportagem publicada nesta quinta (15) pela Tribuna Impressa relata que uma funcionária pública admitiu o desabastecimento e também disse estar proibida de dar detalhes à imprensa. A falha, segundo o jornal, também foi confirmada por duas moradoras dos bairros Jardim Paulistano e Selmi Dei.

Nenhum comentário: