OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moinho Povos Unidos é uma das principais atrações de Holambra

Holambra Cidade Das Flores

Cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses, o moinho Povos Unidos é uma das mais surpreendentes atrações turísticas do estado de São Paulo.
Com 38 metros de altura e 26 metros de envergadura, o monumento está situado às margens da rodovia SP-107, ao lado da alameda Maurício de Nassau, e é uma grandiosa e inconfundível homenagem aos imigrantes holandeses que chegaram em Holambra a partir de 1948.
Projetado pelo holandês Jan Heijdra, um dos poucos especialistas na construção de moinhos, o Povos Unidos tem um mirante de onde se pode ver belas paisagens da estância turística. O moinho de Holambra é muito semelhante aos primeiros moinhos construídos na Europa pelo holandês Antonius Adrians Zoon Leeghwater em meados de 1700, ou seja, no Século XVI.
Acima do mirante estão as pás do moinho holambrense, com 12 metros cada e envergadura de 24 metros de ponta a ponta. Sua tração motora gera 60 cavalos de força, o suficiente para movimentar duas pedras de basalto de lava com o peso de uma tonelada cada. A base é octogonal (oito lados) e foi construída sobre estacas de concreto fincadas a 8 metros de profundidade Para quem deseja tirar belas fotos e enriquecer seus conhecimentos culturais, o moinho Povos Unidos é uma ótica dica de passeio.
Seu interior é ricamente decorado por objetos e dispõe de informações valiosas sobre a sua construção. 

Nenhum comentário: