OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


terça-feira, 1 de março de 2011

Curando as Feridas da Alma

Curando as Feridas 
da Alma Relacionamentos interpessoais

Certamente você já ouviu alguém dizer, frases do tipo: Eu sou assim mesmo, quem quiser conviver comigo, tem que ser do meu jeito! Um musica popular fez e faz grande sucesso entre aqueles que acham que não devem mudar seu comportamento, como: “Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim (...)” Mas a verdade que quando Deus formou o homem de acordo com sua natureza, ele afirmou que não era bom que ele ficasse só, formando assim uma companheira a fim de que houvesse relacionamento entre eles, a isso chamamos de mandato social. O maior e principal mandamento é amar ao Senhor Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, com toda a sua mente e com toda a sua força. O segundo grande mandamento é amar ao seu próximo como a nós mesmos. Vejamos então o relacionamento humano sobre o ponto de vista de Deus e de sua Palavra.

Os relacionamentos interpessoais sobre o ponto da Bíblia

Em conexão com a síntese que Jesus fez dos mandamentos que falam do relacionamento humano, o discípulo amado de Jesus, João afirmou que se não amamos os nossos irmãos, também não amamos a Deus e, em conseqüência disso não temos comunhão com Deus e somos mentirosos [1 João 4:20-21]. Outro aspecto que precisamos considerar no quesito “Relacionamentos interpessoais” é sobre o perdão, Jesus ao nos ensinar sobre a oração do pai nosso, deixou claro que deveríamos perdoar aqueles que nos ofendem. [Mateus 6:14-15], mas a dureza do coração do homem sem Deus o impede de cumprir a vontade do Criador. Quantas vezes você já recitou a oração do Pai Nosso como se fosse uma “Ladinha” sem refletir nas palavras do mestre, Jesus?

A esperança bíblica para restauração dos relacionamentos rompidos

Em diversas paginas da Bíblia podemos constatar a ordem de Deus, para que perdoemos nossos semelhantes. Posso ousar em dizer que nem o perdão nem tampouco o amor são sentimentos humanos, e sim ordens de Deus, por isso ele os capacitou a fim de que perdoemos os outros e vivamos dias agradáveis uns com os outros, até mesmo com nossos inimigos por mais que pareça um paradoxo devemos viver em paz e perdoá-los [Efésios 4.32, Mateus 5.43 a 48], tudo isso, devemos fazer respondendo ao amor de Deus por nós revelado em seu filho, Jesus Cristo. Quem sabe você deve estar se perguntando, mas afinal de contas o que fazer diante dessas informações tão contundentes a respeito do perdão nos relacionamentos que acabei de receber? Então querido leitor, quero dar-lhes boas notícias. Se você deseja realmente ter dias agradáveis e felizes com as pessoas a sua volta. Olhe primeiramente para Jesus, pois quando esteve aqui na terra, nos ensinou a demonstrar e expressar o amor bíblico e como devemos nos relacionar uns com os outros.

Segue então algumas dicas:

Faça aos outros, o que você gostaria que eles lhe fizessem com você, deixe de tentar levar vantagem em tudo, de discutir e retornar mal por mal, tenha um linguajar e um comportamento amável com aqueles que estão a sua volta. Visto que a Bíblia é nosso padrão e, é ela que trás o padrão dos nossos relacionamentos, tenha nela seu alvo maior e busque nela orientações de como devemos restaurar nossos relacionamentos. Sejam entre pais e filhos, esposo e esposa, amigos, empregados e patrões, em fim a Bíblia possui orientações para o bem viver de todas as pessoas. Então não perca mais tempo, busque a reconciliação [Mateus 5.9, 23-24]. Lembre-se que o amor deve ser sem hipocrisia, sem encenação e sim ser demonstrado através de atitudes e ações concretas.



Rev. Carlos Alberto Cavalcante

Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova

Nenhum comentário: