OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CCZ resgata coruja presa por linha com cerol Linha de pipa prende coruja em fio de alta tensão em Hortolândia; ave foi resgatada e passa bem

Brincar de pipa perto de postes com linhas de transmissão de energia não é recomendável e, na manhã desta quarta-feira (11), provocou ferimentos em uma coruja em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Para agravar a situação, a linha estava com cerol, que a torna cortante. Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi ao Jardim Santa Emília e resgatou a ave. Equipe da CPFL Energia acompanhou o resgate, mas não foi preciso desligar a linha de transmissão de energia.
Segundo o veterinário Evandro Alves Cardoso, a coruja, do tipo Carijó, ficou enroscada da linha de pipa, que já estava presa em um dos fios de alta tensão. 'A ave estava em um dos fios apenas. Cortamos a linha com cerol e a retiramos. Ela teve ferimentos leves na asa esquerda', contou o veterinário. Ele relatou que foram moradores do bairro que telefonaram para o CCZ. 'Dois funcionários, Raldinei e Estevam, foram até a rua e procederam o resgate da coruja. Agora ela ficará em observação por 48 horas e depois será solta em área verde', explicou Evandro Cardoso. A coruja é adulta, mas o sexo não foi definido pelo veterinário. Ela é de hábito noturno.
Ele contou que o machucado maior ocorreu por a ave se debater para tentar se soltar. 'Mas as penas dela são grossas e evitaram ferimentos graves'. O veterinário lembrou que faz cerca de um ano e meio uma outra ave, Paturi, feriu-se ao levantar de lago da Vila Real e ficar presa em linha de pipa com cerol.

Nenhum comentário: