OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Russos católicos mergulham em meio à neve para comemorar o dia da Epifania (Fotos) -Россия католиков окунуться в снег, чтобы отпраздновать день Богоявления (фото)

Na virada entre os dias 18 e 19 de janeiro, os cristãos ortodoxos celebram um dos mais importantes feriados religiosos, o dia da Epifania. Em Moscou, na Rússia, a tradição de tomar banho gelado para lavar os pecados foi mantida, ao ar livre, mesmo em meio à neve.

A data é uma menção à quando Jesus Cristo entrou na água do Rio Jordão para ser batizado, há quase dois mil anos atrás. Muitos acreditam que toda água na Terra vira santa, no dia da Epifania, e os fieis tomam banho para purificar a alma.
No entanto, na Rússia, a data ocorre em pleno inverno, e para ter acesso à agua os praticantes devem cavar um buraco no gelo que se forma na superfície dos lagos e rios. Estes buracos geralmente são feitos em forma de cruz.
Na noite do feriado, a temperatura na capital russa era de 10 graus negativos. Médicos e equipes de resgate permanecem em serviço perto de reservatórios de água, onde o ritual acontece. Sacerdotes também se fazem presente para abençoar o líquido.
Segundo publicado pela Federação Russa, a prática não apresenta risco de saúde caso a pessoa esteja saudável, pelo contrário, pode causar sensação de rejuvenescimento.
No entanto, se a pessoa não estiver em plenas condições físicas, o estresse causado no corpo, como restrição imediata dos vasos sanguíneos, principalmente na cabeça, pode conduzir a uma parada cardíaca.


Segundo o site, uma preparação começando dias antes de enfrentar este desafio é fundamental. Entre as mais indicadas estão tomar banho de contraste regularmente; despejar água fria sobre si mesmo todos os dias, duas vezes ao dia; fazer exercícios físicos regularmente e passar tanto tempo quanto possível fora.
Na noite de Epifania, o ideal é aquecer o corpo com exercícios até se sentir quente e então se despir e pular na água. Pode mergulhar na água até três vezes e sair rapidamente para secar com uma toalha seca, se vestir e ir à um ambiente quente.
O alerta mostra ainda quem não deve participar em hipótese nenhuma da tradição. A lista inclui pessoas com doenças cardiovasculares; hipertensão; doença cerebrovascular; epilepsia; espasmofilia; doenças renais e respiratórias; doenças da glândula tiroide e doenças infecciosas.
Confira as fotos que mostram o ambiente gelado em que a tradição foi feita:
Epifania
(Foto: REUTERS/Thomas Peter)
Dia da Epifania
Dia da Epifania
(Foto: REUTERS/Gleb Garanich)
Dia da Epifania
Dia da Epifaniav
(Foto: REUTERS/Shamil Zhumatov)
Dia da Epifania
Dia da Epifania
(Foto: REUTERS/Denis Sinyakov)
Dia da Epifania
Dia da Epifania
(Foto: REUTERS/Vasily Fedosenko)
Dia da Epifania

Nenhum comentário: