OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Somos Cooperadores de Deus



O primeiro trabalho conjunto entre Deus e o ser humano aconteceu logo no inicio da criação, quando: “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Gn 2:19). A partir daí, nunca mais o Senhor realizou qualquer feito na terra sem a participação da Sua criatura. Pode-se notar, em todos os milagres bíblicos a participação conjunta de Deus com o ser humano, senão, vejamos: Noé construiu a arca, Deus enviou o dilúvio; Abraão obedeceu a palavra de Deus e Este o abençoou todos os dias de sua vida; Jacó trabalhou duro e o Senhor o prosperou e o tornou mais rico que seu patrão; José não negou sua fé nem sua fidelidade a Deus, e o Senhor o fez de escravo a governador; Moisés estendeu o cajado e Deus abriu o Mar vermelho; Josué rodeou as muralhas de Jericó treze vezes e o Senhor as derrubou; e quando ordenou que o sol e a lua ficassem retidos, o Senhor honrou na sua fé; Davi enfrentou a Golias e o Senhor lhe deu a vitória; Daniel manteve sua fidelidade a Deus e o Senhor o livrou dos leões; o cego clamou e o Senhor Jesus o ouviu; Pedro usou o nome do Senhor Jesus e coxo ficou curado.
É tremendamente importante para o cristão ter consciência que ele é um parceiro de Deus aqui na terra. O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo, afirma: “Porque de Deus somos cooperadores...” (I Co 3:9). Não se trata de ser apenas um servo, mas um servo-parceiro. Em termos práticos isso significa dizer que qualquer ação de Deus na terra tem de ter a cooperação humana. A falta desse discernimento por parte da maioria cristã tem-na feito miserável nesse mundo, mesmo crendo no Deus de Abraão, de Isaque e de Israel. Pois ela tem esperado que Deus mude a sua vida num passo de mágica, e isso jamais vai acontecer. Ele nos dá condições de fazer a nossa parte e espera que nós a realizemos, porém, jamais ele irá fazer a nossa parte!
O cristão tem de saber que viver pela fé é agir com a certeza de Deus no coração. Deus capacitou Josué para entrar na terra prometida, desalojar seus moradores intrusos e habitar nela. Não foi Deus quem venceu os cananeus, mas, sim, Josué! Quer dizer: a parceria entre Deus e Josué fez os filhos de Israel tomarem posse daquela terra. A maioria dos cristãos pensa errado em relação aos milagres divinos, por isso fica vivendo uma vida amarradinha esperando a mágica divina. O fato de ser fiel na igreja e manter uma vida condizente com a fé cristã não é suficiente para se tomar posse dos benefícios da fé. É preciso se tomar atitudes, agir a fé, praticar a certeza que se tem no coração. Do contrário, nada acontecerá.
O Senhor Jesus é o Autor e Consumador da fé; é ele através do seu Espírito, quem nos dá a fé, mas a ação, a atitude tem de partir de nós. Basicamente essa é a parceria entre o Senhor e o servo. Deus nos dá a certeza e espera que usemos, caso contrário, Ele não pode fazer nada. Por exemplo: Ele nos dá a certeza do Seu perdão se confessarmos nossos pecados. Tudo o que temos de fazer é confessá-los. Mas se continuarmos esperando seu perdão sem a nossa confissão, então não alcançaremos o perdão. Da mesma forma é com respeito à cura divina: Ele nos dá a certeza de tê-la providenciado na cruz do Calvário, mas se não assumirmos com atitudes, isto é, agindo como se aquela enfermidade não existisse mais, nada será feito.
A pessoa recebe a fé de Deus, mas tem de colocá-la em ação, do contrário nada será feito. Quando o Espírito afirma que somos cooperadores de Deus, significa dizer que somos parceiros dEle tanto nas conquistas pessoais quanto na administração deste mundo. Para tanto ele nos deu o domínio sobre a terra (Gn 1:26). Se não usamos a autoridade conferida por ele, isso é outro problema. Mas esse é um fato incontestável.
Não adianta ficarmos esperando Deus fazer o que é nossa obrigação fazê-lo. Em toda Bíblia vemos a necessidade da sociedade do homem na realização dos seus milagres. Trata-se de uma condição determinada pelo Senhor desde a criação. O povo de Deus tende se conscientizar disso a fim de não ficar como um bobo esperando as promessas divinas caírem do céu.
VIA GRITOS DE ALERTA
COOPERADORES DE DEUS
Deus abençoe abundantemente.

Nenhum comentário: