OUÇA DIARIAMENTE GRITOS DE ALERTA

SOCIEDADE BÍBLICA


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Associação britânica descredencia terapeuta cristã por ´cura´ de gay



Associação britânica descredencia terapeuta cristã por ´cura´ de gay A Associação Britânica de Conselheiros e Psicoterapeutas (BACP, na sigla em inglês) descredenciou a terapeuta cristã Lesley Pilkington (foto) por tentativa de "cura" de um homossexual.

Em 2009, o jornalista Patrick Strudwick a denunciou à BACP por não respeitar a sua sexualidade e impor a sua crença cristã.

Como prova, o jornalista apresentou as gravações (feitas sem que a terapeuta soubesse) das duas sessões que tivera com Lesley. No The Telegraph, ele escreveu como tinha sido a abordagem, em uma reportagem que recebeu prêmio.

Em sua defesa, Lesley disse em depoimento à associação em 2010 que tinha sido procurada por Strudwick para tentar mudar o seu estilo de vida homossexual. Segundo a terapeuta, o jornalista sabia que ela usava “métodos cristãos”.

BACP emitiu naquele ano parecer de que a profissional tinha feito “diagnósticos prematuros e irresponsáveis” e que não respeitou o “sistema de crença” do paciente.

Na época, ao ser desligada da associação, ela recorreu da decisão, que foi suspensa, mas agora o descredenciamento foi confirmado.

Como a profissão de terapeuta não é regulamentada na Grã-Bretanha, Lesley poderá manter suas atividades, mas sem o aval da BACP, o que afeta a credibilidade dela.

Andrea Williams, do Centro Legal Cristão, lamentou a decisão. “Os profissionais que praticam terapia reparativa estão sendo cada vez mais empurrados para fora da esfera pública.”

Stephen Evans, da Sociedade Nacional Secular, disse que Lesley usou a psicoterapia como instrumento de sua intolerância religiosa.

“A senhora Pilkington acredita firmemente que sua crenças religiosa é muito mais importante do que qualquer código de conduta”, disse. Por isso, disse, ela precisava ser penalizada por “negligência profissional”.


Fonte: Missão em Cristo com informações Paulo Lopes

Nenhum comentário: